Condomínio faz replantio com 483 mudas nativas

Na colocação do gradil de cercamento da área norte do condomínio e ao longo da rua Guamirim, a Administração precisou abrir uma trilha na vegetação local para viabilizar a obra. Nesse processo, foi necessário remover alguma vegetação nativa. Segundo a legislação ambiental, a supressão de espécimes vegetais é condicionada à compensação do impacto gerado. Neste caso, a administração do condomínio se compromete a compensar, através do plantio de mudas de espécimes nativas, na área do condomínio, preferencialmente nas Áreas Verdes.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do município, o condomínio deverá remanejar 483 mudas ou pagar o equivalente a R$ 30,00 por cada uma. A administração optou pelo plantio das mudas, escolhendo entre essas algumas frutíferas para um Pomar Nativo, com frutas nativas pouco conhecidas, como Bacuparí miúdo, Araticum, Goiaba da Serra, Grumixama, Uvaia, Guamirim entre outras, que servirão para beneficiar a fauna local e, ao mesmo tempo, ajudar na educação ambiental tanto no conhecimento como na degustação, principalmente para as crianças do condomínio.

É importante esclarecer, também, que, para esse remanejamento, será preciso o uso de tutores ou suportes para a fixação das mudas sendo, neste caso, utilizadas varas de taquaras obtidas no taquaral existente na trilha da rua Eucalipto que serão colhidas apenas na quantidade necessária para esse fim.