Substituição da caixa d'água da Praça
A caixa d'água localizada na praça da Fase 4 será substituída por 6 caixas de fibra. A capacidade atual de armazenamento, 80.000 litros, será aumentada para 120.000 litros. A alteração torna-se necessária devido aos desgastes por oxidação, de sua parte interna, que requer urgente manutenção ou substituição. Esta é a conclusão de laudo pericial realizado a pedido da administração.
A opção por substituir a torre por caixas de fibra foi tomada com base nas vantagens em relação à situação atual. Com o mesmo custo da manutenção, R$ 95.000,00, o novo sistema aumentaria em 50% o volume armazenado, além disso, não haveria suspensão do fornecimento nem necessidade de montar um sistema paralelo, durante o trabalho de recuperação da caixa metálica, estimado em 40 dias. As obras de substituição terão início no dia 22 de Janeiro com prazo de duração de 10 dias, dependendo do clima. Como a torre, hoje, trabalha no sistema de gravidade para a distribuição da água, quando atinge a metade de sua capacidade, 40.000 litros, a pressão diminui, comprometendo o abastecimento das casa do entorno. Com as novas caixas de fibra, isso não aconteceria, pois seriam pressurizadas, garantindo uma pressão contante independente do volume de água.
A localização das seis novas caixas foi projetada por técnicos e leva em conta a estrutura da rede subterrânea existente na praça, conforme croqui da ilustração. A atual caixa de ferro será vendida como sucata.